sexta-feira, 8 de maio de 2009
VINDIMAS O TRABALHO DO MEU MENINO
Como se transformam as uvas em Vinho?
As videiras são podadas no Inverno e é na Primavera que ocorre o abrolhamento, a que se segue a formação dos frutos, as uvas.
Depois de formados os cachos vão amadurecendo ao longo do Verão. No caso das uvas tintas a sua cor passa de verde para uma cor arrochada, as brancas passam de uma cor verde para uma cor amarelada. A esta transformação de cor chama-se “pintor”. Quando os cachos estão maduros inicia-se a colheita dos mesmos, que se designa por vindima.
A vindima por meios tradicionais é feita através da mão humana. Homens e mulheres, de tesouras na mão seguem vindimando cepa após cepa. Aconchegando em cestos de vindimo, os cachos são levados para a adega em contentores.
À chegada das uvas à adega, os contentores são despejados para o pio, de seguida são geralmente desengaçadas e depois esmagadas, dando origem ao mosto. O mosto é assim transformado em álcool, processo que se designa por fermentação. Durante a fermentação existem inúmeras intervenções que podem ser realizadas, sempre tendo em vista a qualidade.
Quando termina a fermentação segue-se um período de estágio em depósitos de armazenamento, que podem ser de madeira, inox ou de cimento. Todos estes processos envolvem bastante cuidado e atenção onde o controlo de tudo o que se faz é determinante para a qualidade do vinho obtido. E há que ter em conta outros factores, como a escolha do solo adequado, a localização geográfica, condições climatéricas e as castas escolhidas.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário